Blog Centric System

24
Jul

4 soluções de segurança que toda empresa deve ter

Categoria: Fabricantes, Segurança
Soluções de segurança

Na mesma proporção que cresce o uso de tecnologias nas empresas, cresce o volume de informações que são trafegadas e armazenadas nas infraestruturas das empresas. Esse movimento demanda uma atenção cada vez maior dos responsáveis por TI por segurança da informação, que hoje precisam lidar com novas ameaças que surgem diariamente.

Essa responsabilidade é muito mais complexa do que parece. Por um lado, contratar todas as mais recentes tecnologias de segurança disponíveis no mercado é inviável para a grande maioria das empresas – e, diga-se de passagem, um exagero. Por outro lado, sabemos que ter apenas um antivírus nas máquinas dos usuários é absolutamente insuficiente.

Neste caso, o foco da empresa deve estar em implantar as soluções de segurança que são essenciais, levando em consideração as demandas do negócio, bem como a necessidade de a TI manter-se no orçamento e ainda comprovar o retorno dos investimentos realizados. Nosso intuito neste artigo é elencar quais são essas tecnologias essenciais de segurança para ajudar os responsáveis pela TI nesse desafio:

1. Firewall UTM

Antigamente, a rede corporativa possuía um firewall e um certo número de soluções para proteger o gateway. Devido à crescente demanda corporativa por eficiência, soluções UTM – Gerenciamento Unificado contra Ameaças – passaram a dominar o mercado de firewall/VPN, e hoje proporcionam às empresas um gerenciamento descomplicado, através da unificação e integração de todas as necessidades de segurança em um único appliance de segurança de rede.
As soluções de UTM estão entre as mais procuradas por empresas de todos os segmentos, devido ao surgimento constante de ameaças mistas, que combinam diversos tipos de malware e ataques dirigidos à diferentes partes da rede simultaneamente. Prevenir este tipo de ameaça através de soluções providas por diversos fornecedores diferentes é difícil, uma vez que cada aspecto necessita ser gerido e atualizado individualmente para manter-se páreo para as últimas formas de ameaças.

Algumas soluções Centric: Watchguard XTM Series e Firewall Analyzer

2. Segurança de e-mail

Ao passo que o e-mail é uma ferramenta crucial para a comunicação empresarial interna e externa, também é uma das principais portas para vulnerabilidades. Dentre as principais ameaças provindas do e-mail, podemos citar o SPAM, que trata-se de mensagens indesejadas ou não solicitadas recebidas constantemente, sobrecarregando a rede e afetando a produtividade, e o Phishing, que através de mensagens e sites fraudulentos, “pesca” os dados do usuário, dissemina vírus, rouba senhas etc.
Assim como fazemos em casa, é necessário trancar as portas abertas pelo e-mail, para que a rede corporativa não seja afetada e/ou invadida por ameaças externas. O anti spam funciona como um filtro, com regras pré estabelecidas, que restringe a passagem de dados recebidos e enviados através dos e-mails.

Algumas soluções Centric: Proteção para Servidores de E-mail

3. Proteção para endpoints

Laptops, desktops, servidores, flash drivers, dispositivos móveis, drives de armazenamento externo e outros, são considerados endpoints e são os terminais que conectam a empresa ao mundo externo. Fenômenos de mobilidade que se estabelecem cada vez mais no âmbito corporativo, como o BYOD, abrem portas que permitem que cibercriminosos se aproveitem de vulnerabilidades sem patches – tanto em sistemas operacionais quanto em aplicativos.
Soluções de segurança para endpoints têm a função de proteger terminais físicos e virtuais contra danos causados por vírus, cavalos de troia, worms, spyware, rootkits, ameaças provindas da web e suas diversas ramificações. Este tipo de solução, elimina a exposição da empresa a ataques, impedindo que aplicações indesejadas e desconhecidas sejam executadas nos endpoints, reduzindo as interrupções no negócio resultantes de infecção de endpoints, roubo de identidade, perda de dados, tempo de inatividade de rede, improdutividade e violações de conformidade.

Algumas soluções Centric: ESET Endpoint Antivirus e Proteção para Smartphones

4. Proteção para servidores

O ambiente de servidores é o local onde estão armazenadas as informações corporativas mais sensíveis, como arquivos, sistemas e bancos de dados, portanto, precisa estar protegido contra ameaças evasivas e invasivas. Em geral, o método de ataque mais utilizado pelos hackers é o DoS – em português, ataque de negação de serviço- que, ao contrário do que muitos pensam, não utiliza diretamente os computadores dos próprios hackers, mas servidores externos e até mesmo computadores comuns.
Soluções para proteção de servidores, sejam eles de arquivos, gateway ou outros, precisam ser escaláveis, ou seja, capazes de absorver quantidades massivas e aleatórias de tráfego. É importante também que a solução seja proativa, monitorando constantemente as ameaças e detectando-as em tempo real para mitigar tentativas de ataque de todos os tipos, e isso, apenas soluções especializadas são capazes de fazer.

Algumas soluções da Centric: Proteção para Servidores de Arquivos e Proteção para Servidores Gateway

Conclusão

Com a variedade de soluções disponíveis no mercado atualmente, é inadmissível que uma empresa esteja vulnerável a ataques, invasões e vazamento de informações, afinal, isto pode significar o fechamento de suas portas. A Centric buscou as principais parcerias a nível global para prover um leque completo das soluções em segurança que as empresas precisam – relacionamos essas soluções em cada um dos tópicos desse artigo. Caso precise de ajuda com a segurança da sua empresa, não hesite em nos procurar.

Voltar ao blog