Blog Centric System

28
nov

Como ataques de ransomware podem afetar o meu negócio?

Categoria: Segurança
Ransomware

Em nosso artigo anterior explicamos um pouco sobre o que são ataques de ransomware e qual o objetivo dessa estratégia que já virou um dos maiores riscos para empresas ao redor do mundo. Só no primeiro semestre de 2016 a ameaça atingiu um crescimento de 16% segundo pesquisa realizada pela Verizon.

Além disso, de acordo com o FBI, o ransomware já movimentou uma quantia superior a cerca de US$70 milhões ao redor do mundo e, em média, são realizados 300 ataques todos os dias. Em uma de suas pesquisas, a empresa especialista em segurança Kaspersky divulgou que o Brasil detém 92% dos ataques de toda a América Latina.

Agora, de que maneira os ataques de ransomware são capazes de afetar uma empresa? Quais os maiores prejuízos causados por esse tipo de ameaça? É exatamente isso o que viemos trazer em nossa artigo de hoje. Hora de esclarecer as dúvidas!

Perda de informações e dados sensíveis

Ataques ransomware, como falamos no artigo anterior, atuam como um sequestrador de dados e arquivos importantes de empresa, criptografando-os e possibilitando que o criminoso por trás do ataque exija um “resgate” em troca da devolução das informações. Ou seja, a empresa necessita pagar para que o cibercriminoso “descriptografe” os arquivos. Contudo, mesmo após realizar o pagamento e resgatando seus computadores, a empresa não possui a garantia de que terá todos os dados devolvidos.

Paralisações e falhas nas operações

Devido ao sequestro dos computadores e dos dados necessários para o bom andamento das operações na corporação, as empresas se vêem “de mãos atadas” uma vez que não podem garantir o bom andamento das atividades ou, em muitos casos, sofrem paralisações completas em todos os seus terminais de serviços. Essas paradas e falhas nas operações podem permanecer por tempo indeterminado, o que é ainda pior.

Prejuízos financeiros

Uma empresa que tem suas operações paralisadas sofre com prejuízos financeiros muitas vezes imensuráveis, afinal, está impedida de manter as rotinas da maneira como devem ser – atender clientes, fornecedores, disponibilizar aos vendedores os sistemas e informações adequadas para trabalhar e afins. Pense como seria não conseguir emitir uma simples nota fiscal? Sem faturar clientes, simplesmente não há lucro!

Perda de credibilidade

Uma vez que uma empresa não pode atender adequadamente seus clientes, principalmente devido a problemas de segurança interna, essa empresa está sujeita ficar com uma “mancha” em sua imagem. Fatores como esse podem atingir em cheio a credibilidade de uma corporação, que poderá perder muitos de seus clientes e precisará realizar um forte trabalho para reconquistar uma boa visão do mercado novamente.

Esses são apenas alguns dos problemas que um ataque ransomware pode vir a acarretar em uma empresa. Por isso, é essencial que empresas contem com políticas e ferramentas de segurança que impeçam os cibercriminosos de agirem e, para isso, uma parceria com quem entende do assunto e o passo mais importante!

A Centric System, graças ao seu know how de anos atuando no mercado e a sua parceria com grandes nomes do segmento de segurança, garantem as melhores soluções para os seus clientes, auxiliando diversos negócios a se manterem protegidos contra os riscos tecnológicos que crescem a cada dia.

Como você protege sua empresa?

Converse com um de nossos consultores e descubra de que maneira podemos garantir uma maior e melhor segurança para a sua empresa.

Fale conosco
Voltar ao blog