Blog Centric System

05
dez

Segurança no e-mail: um desafio a ser vencido

Categoria: Segurança
segurança no email

Hoje em dia contamos com inúmeras formas de comunicação, e com o avanço tecnológico é possível contar com aplicativos, serviços, programas para desktops ou dispositivos móveis como tablets e smartphones. Contudo, dentro do ambiente corporativo a maneira mais usada para comunicação interna continua sendo o bom e velho e-mail.

Dentro desse cenário, por ser um recurso tão utilizado nas empresas, o e-mail é um dos grandes alvos de cibercriminosos e golpistas virtuais, que colocam em risco a navegação, troca de mensagens, e podem trazer ameaças que não só comprometem a rede, mas que também são capazes de causar vazamentos e roubos de dados sensíveis por toda a empresa.

Um estudo realizado pela Fortinet em parceria com FortiGuard apresentou dados referentes às principais ameaças no Brasil. Segundo a pesquisa, em razão dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Brasil foi o país que registrou o maior número de ameaças cibernéticas por e-mail entre maio e junho de 2016. Além disso, os dados revelaram que o Brasil é o país com maior porcentagem de protocolos mal configurados de segurança em e-mails.

Nesse aspecto, manter o e-mail corporativo da empresa seguro e longe de ameaças é um grande desafio para CTOs, que vivem em uma constante busca por soluções e tecnologias. A verdade é que é necessário tomar alguns cuidados, conhecer boas práticas de segurança e investir em soluções tecnológicas capazes de proteger dados e informações da companhia.

Por isso, hoje separamos uma série de medidas que podem ser tomadas dentro da sua empresa para que o e-mail se torne mais seguro e livre das ações de hackers e criminosos virtuais.

Invista na criptografia para maior segurança

Para empresas, a criptografia pode ser um recurso muito útil, principalmente se ela contar com colaboradores que atuam externamente, em outras filiais ou escritórios, que são terceiros ou trabalham no modelo home office. Isso porque ela garante que nenhum criminoso virtual seja capaz de interceptar mensagens com conteúdos ou dados sensíveis e estritamente estratégicos.

Estabeleça políticas de segurança e boas práticas

Ainda há quem acredite que uma simples ferramenta de proteção gratuita seja a solução para todo e qualquer incidente que venha a acontecer à rede. Contudo, a grande maioria deles é destinado para uso doméstico ou SMB e não se encaixa no ambiente corporativo, o que torna a rede exposta a riscos como malwares e outras ameaças que podem vir infiltradas através de mensagens maliciosas que passam despercebidas por essas aplicações.

Dessa maneira, é importante lembrar que além de adquirir uma verdadeira solução de segurança, é essencial também colocar em prática algumas ações de proteção para prevenir que roubos ou vazamentos de informações venham a acontecer.

Aposte em uma parceria estratégica

Manter uma caixa de e-mail corporativa completamente livre de ataques e perigos é um grande desafio para qualquer empresa, mas não é algo impossível. É algo que necessita atenção constante e confiança nas soluções tecnológicas contratadas. Sendo assim, nada mais lógico do que contar com uma parceria estratégica, que seja capaz de fornecer as melhores soluções do mercado para um sistema de proteção ideal e que abranja todo o perímetro da sua empresa.

Esse é o papel da Centric System. Com anos de know-how no mercado e andando lado a lado com grandes nomes do mercado de segurança, a Centric é capaz de entender o seu negócio e as suas reais necessidades, para assim entregar as melhores soluções presentes no mercado. Fale com um de nossos consultores especializados e entenda como podemos ajudar a sua empresa a ser mais e mais segura.

Voltar ao blog