Blog Centric System

13
jan

Você sabe o que é Exploit? Então, muita atenção!

Categoria: Segurança
exploit

Assim como tudo na vida, é possível utilizar uma mesma coisa, tanto para o bem, quanto para o mal. Um medicamento, por exemplo, pode ser responsável pela cura de uma doença, enquanto pode destruir a vida de um ser humano. Tudo vai depender do bom senso de cada usuário.

No mundo digital não é diferente, e quem está inserido nesse universo sabe que assim como na medicina, é preciso estudar muito bem um vírus e conhecer sua capacidade de contaminação e infiltração, para que seja possível desenvolver e lançar soluções de mercado eficazes o suficiente para combatê-lo.

Sempre falamos por aqui que inúmeros novos tipos de ameaças surgem diariamente e, por isso, as empresas que, de fato, se preocupam com a segurança de suas informações, não podem desligar um minuto desse assunto. Aqui no blog, nós procuramos sempre trazer, dentre outros assuntos relacionados à TI, as principais ameaças que surgem no mundo virtual e que podem ser muito prejudiciais caso encontrem uma brecha na sua empresa.

Hoje não será diferente, e o assunto que decidimos trazer para discussão é o Exploit. Você já ouviu falar nele? Vamos explicar exatamente o que é e como atua dentro das organizações.

Bem, o Exploit “nada mais é” do que um “espião” virtual, cujo objetivo é encontrar vulnerabilidades nas redes corporativas.

Seja ele um programa, um comando ou mesmo uma sequência de dados, o Exploit aproveita-se de brechas de segurança na rede para infiltra-la infiltrar-se, de modo que seja visto pela mesma como inofensivo, e provoca instabilidades para reduzir temporariamente a sua segurança. É aí que o Exploit passa a executar comandos nos sistemas a fim de roubar e/ou sequestrar informações sensíveis, enviar vírus para dentro da rede ou invadir acessos bloqueados.

Basicamente, existem dois tipos de Exploit: os encontradas por empresas de segurança, e os encontradas por hackers. O primeiro, normalmente notifica diretamente a empresa (por meio de canais oficiais é claro) para que a mesma atue nessa brecha e lance uma atualização para o seu sistema. Na segunda opção, acontece o que chamamos de Exploit Zero Day, ou seja, quando os hackers encontram alguma brecha e as empresas ainda não tiveram tempo ou conhecimento para se proteger. Nestes casos, é comum que levem dias ou até semanas para que o problema seja resolvido!

Nos próximos artigos iremos esclarecer ainda mais sobre o Exploit, então se inscreva na nossa newsletter para não perder. Caso tenham tenha ficado dúvidas sobre o que falamos até aqui, ou mesmo sobre segurança da informação de um modo geral (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), fique à vontade para utilizar nosso chat. Nossos consultores estarão disponíveis para auxiliá-lo.

Entre em contato

Se você já está convencido de que precisa de uma solução para combater o Exploit, fale conosco.

Preciso de uma solução
Voltar ao blog